NOTÍCIAS

Mas afinal, o que realmente significa arquitetura de luxo?

Já ficou no passado a ideia de que imóveis de luxo esbanjam excessos e são extravagantes. Atualmente, a arquitetura de luxo está mais voltada para atender as necessidades e desejos de seus moradores, unindo estilo e funcionalidade sem perder a sofisticação.

Os projetos arquitetônicos de luxo não têm mais foco em demonstrar o poder aquisitivo dos contratantes como em outrora, mas estão mais voltados em oferecer boas experiências. Assim, o investimento passa a ser na qualidade e nos detalhes, não apenas em um projeto com decoração exuberante.

Descubra quais são as características que indicam que um projeto é de luxo!

Selecionar materiais de qualidade

Para criar um ambiente moderno e, ao mesmo tempo, aconchegante, os materiais escolhidos para a obra seguem rigorosos controles de qualidade. Entre os mais utilizados e que deixam tanto a parte interna quanto a externa mais charmosas estão:

  • Madeira (de lei e com certificados de manejo florestal);
  • Aço cromado;
  • Vidro e outros materiais.

Os materiais de qualidade são mais duráveis e asseguram que a construção durará por muito mais tempo.

Realizar projeto de iluminação adequado

A iluminação é o que arremata a decoração feita e dá a climatização do ambiente. Quando aliada às demais técnicas decorativas, a iluminação fica mais equilibrada e torna o espaço mais agradável. Mas isso só é possível com o auxílio profissional, em que são feitos estudos para identificar o que o ambiente pede.

O uso de abajures, lustres, luminárias e outros itens dispostos nos lugares certos é o que contribui para o luxo da casa. O aproveitamento da luz natural também é uma tendência forte em projetos de alto padrão.

Ter atenção à segurança do imóvel

A violência é uma preocupação constante em qualquer parte do país. Para diminuir riscos e oferecer mais conforto e segurança, imóveis de luxo são equipados com dispositivos e serviços que garantem a integridade dos moradores.

Sistema de vigilância e sensores de identificação são algumas das soluções apontadas para garantir a segurança. Os projetos de luxo são desenvolvidos já pensando nas características locais e em como resolvê-las.

Investir em detalhes na arquitetura de luxo

O acabamento é uma das fases mais demoradas antes de concluir o projeto. Isso porque os detalhes devem ser milimetricamente pensados e executados, pois são eles que agregam o valor final ao imóvel. Apostar em finalizações diferenciadas e com aspectos únicos tornam os ambientes de alto padrão mais requintados, mas é necessário ter cuidado para não pesar a mão.

A simplicidade tem se tornado mais comum nas casas de alto padrão, mas isso não impede que sejam requintadas. Revestimentos com peças de mármore e ônix, madeiras nobres e decoração com designs exclusivos fazem com que a residência continue sendo de luxo, mas na medida certa.

Os detalhes são o que mais pesam e que transparecem a identidade do projeto. Portanto, merecem atenção especial para que tenha um resultado impecável.

A arquitetura de luxo vem se modificando ano após ano. Tendências surgem e se vão, e é preciso conhecer seus propósitos para avaliar se fazem sentido para o seu projeto. Tendências como arquitetura sustentável e arquitetura orgânica são algumas das que vieram para ficar, oferecendo soluções ecológicas sem sair de moda.

Fonte: