NOTÍCIAS

Zaha Hadid: A trajetória de sucesso

Mulher e árabe naturalizada britânica, Zaha Hadid é um exemplo para todas as arquitetas que buscam um espaço no mercado.

Zaha Hadid nasceu na cidade de Bagdá, no Iraque, e tem seu nome reconhecido e aclamado mundialmente por conta de seu design não linear, desconstrutivista, acompanhado de curvas, formas e perspectivas, sempre se inspirando na natureza.

Ela foi a primeira mulher a receber o Pritzker, a maior premiação da arquitetura internacional, e também a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.

Zaha Hadid faleceu precocemente, em 2016, aos 65 anos, e deixou um legado espetacular no mundo arquitetônico. Conheça suas obras e sua importante atuação na arquitetura moderna.

Breve biografia de Zaha Hadid

Zaha Hadid nasceu no dia 31 de outubro de 1950, na cidade de Bagdá, no Iraque, e construiu um importante legado na arquitetura com grandes obras espalhadas pelo mundo, marcadas pelas curvas e traços orgânicos.

A primeira formação de Zaha Hadid foi a de matemática, na Universidade Americana de Beirute, no Líbano.

Porém, foi no ano de 1972, quando tinha 22 anos, que Zaha Hadid começou a entrar de cabeça no mundo da arquitetura, se matriculando na renomada Architectural Association School of Architecture’s, em Londres.

Lá, Zaha Hadid teve a oportunidade de conhecer dois professores com quem trabalhou posteriormente e foram fundamentais, principalmente para os primeiros passos da arquiteta na profissão: Rem Koolhaas e Elia Zenghelis.

Eles foram tão marcantes que, em seu discurso na premiação do Pritzker, em 2004, Zaha Hadid prestou homenagem aos dois profissionais:

“O entendimento e o entusiasmo deles pela arquitetura acenderam minha ambição, e o encorajamento deles me ensinou a confiar até nas minhas intuições mais estranhas. ” – Zaha Hadid

Mesmo com pouco tempo de formação profissional, Zaha Hadid venceu um concurso em Hong Kong, ao criar um projeto de construção de um clube de Kowloon, o The Peak. Apesar de ser um dos trabalhos mais significativos da carreira da arquiteta, o projeto nunca saiu do papel de fato.

Foi, enfim, no ano de 93, que o primeiro projeto elaborado por seu escritório foi construído. Zaha Hadid foi escolhida para projetar o prédio do corpo de bombeiros do campus de design Vitra, na Alemanha, após um incêndio devastar a edificação. Atualmente, a construção é usada para exibições temporárias e eventos.

Fonte