NOTÍCIAS

Roteiro por Ronda, a pérola dos ‘Pueblos Blancos’ da Andaluzia

Uma das cidades mais antigas da Espanha, Ronda faz parte da rota dos Pueblos Blancos, pequenos vilarejos espalhados nas províncias de Málaga e Cádiz, na Andaluzia. A sua maior atração, sem dúvida, é a localização espetacular, em cima de um penhasco, às margens de um desfiladeiro, o “el tajo de Ronda”, que a divide em duas partes: a antiga vila árabe, chamada La Ciudad, ao sul; e a “nova” aldeia, chamada El Mercadillo.

A Puente Nueva, construída no século XVIII, liga as duas partes da cidade e é o ponto turístico mais fotografado. Não é para menos: as casas na beira do penhasco parecem desafiar a gravidade. Um dos melhores pontos para fotografá-la é do vale, que pode ser alcançado através de uma trilha de paralelepípedos, ou do mirante localizado no final do passeio que começa ao lado do Parador de Ronda.

Ronda tem uma rica história, com origem nos tempos pré-históricos. Durante a ocupação árabe foi a capital de uma das áreas adminitrativas de Al-Andalus: o califado de Córdoba. Depois foi conquistada pelos reis católicos, passando por profundas transformações econômicas e culturais, que se refletiram na arquitetura da cidade.

A cidade oferece deliciosos passeios por seu labirinto de ruas sinuosas, com o casario branco e monumentos. Não deixe de visitar a Plaza dos Toros, a primeira arena de touros da Espanha, inaugurada em 1785, que deu fama às touradas espanholas. Foi lá que Pedro Romero, cuja história é contada em verso e prosa pelos moradores, desceu do cavalo e enfrentou o touro no chão, pela primeira vez. Foi ele também quem criou as regras da tourada como é conhecida hoje.

Outras atrações são as muralhas e portas islâmicas, os palácios do Rei Mouro, dos Marqueses de Moctezuma, e o de Mondragón.

Onde ficar em Ronda

Há uma variada rede de hotéis e pousadas em Ronda. Com localização privilegiada, destacamos o Parador de Ronda, ao lado da Puente Nueva, que faz parte da rede de paradores da Espanha, pousadas ambientadas em castelos, conventos ou outros monumentos.

Onde comer em Ronda

Há várias opções de restaurantes em Ronda. Não deixe de experimentar as famosas ‘tapas’, petiscos de diversos sabores. Outro forte da região é o Rabo de Toro, a nossa rabada.

Se você quiser mergulhar no mundo das touradas saboreando as delícias regionais, um local interessante é o Restaurante Pedro Romero, nome do famoso toureiro apontado como criador das regras das touradas, com localização em frente à Plaza dos Toros. A decoração é toda uma referência às famosas touradas espanholas, com cartazes, fotos e com direito até mesmo a cabeças de touros empalhadas nas paredes. Chame um garçom, use seu portunhol e pergunte quem é Pedro Romero. Prepare-se para uma viagem ao mundo das touradas.

Ronda é um desses lugares espetaculares que o mundo parece esconder a sete chaves, mas cujo acesso é livre e está à mão. Basta querer. E vale a pena.

Fonte