NOTÍCIAS

5 vantagens em utilizar o alumínio na construção civil

5 vantagens em utilizar o alumínio na construção civil

É importante entender por que escolher esse material pode trazer benefícios para os seus projetos e, até mesmo, para apontar para a equipe e para as construtoras que essa é a melhor opção em determinados casos.

Já sabemos que a durabilidade do alumínio é alta, o que por si só já conta como uma grande vantagem para os empreendimentos, principalmente quando pensamos em manutenção.

Confira a seguir, com mais detalhes, as vantagens do uso do alumínio em projetos de construção civil.

1. Durabilidade e resistência

Durabilidade e resistência são duas características importantes quando falamos de materiais utilizados na construção civil.

Por ser resistente às intempéries e à corrosão, a vida útil do alumínio é estimada em torno de 40 anos — e, se você fizer a manutenção adequada, esse período pode ser estendido.

Se pensarmos nisso dentro de uma edificação, compreendemos como é importante entregar um produto construído com materiais mais duráveis e que não exijam breves substituições.

2. Acabamento

A estética proporcionada pelo alumínio dá à obra uma aparência limpa e inovadora. Em função da sua alta resistência, o material possibilita elementos esbeltos e fluidos, o que amplia as possibilidades arquitetônicas de seu uso.

Além disso, o material torna-se ainda mais interessante quando consideramos que os designs projetados com ele podem ser fabricados em escala industrial.

3. Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente e o viés sustentável proporcionado pelo alumínio são características que o tornam uma boa alternativa para as construções ecologicamente corretas.

O material auxilia no isolamento térmico, o que reduz o consumo de energia, e também possibilita conforto acústico. As construções desse estilo costumam ser chamadas de construções secas, pois não geram resíduos e desperdícios.

Outra característica alinhada à preocupação com o meio ambiente é a possibilidade de reciclagem do alumínio — além de seu ciclo de vida estendido, ele pode ser reutilizado.

4. Alternativa aos materiais convencionais

As placas de alumínio podem ser utilizadas para fechamento das edificações, em substituição à madeira ou à alvenaria convencional. Seu uso na estrutura possibilita elementos mais esbeltos, ou seja, menos consumo de material, o que também o transforma em uma opção mais econômica.

5. Variedade

A apresentação das esquadrias de alumínio pode ser feita em formas variadas, possibilitando que os projetos de construção civil aproveitem a combinação desse material com outros elementos, explorando a sua estética, além das suas vantagens estruturais.

FONTE