NOTÍCIAS

Dicas de plantas fáceis de cuidar e com pouca luz

11 plantas fáceis de cuidar que precisam de pouca luz

Embora todos nós sonhemos com grandes janelas para encher a casa com luz solar, sabemos que nem sempre é possível ter as condições de iluminação ideais para nossas plantas. Se suas amigas fotossintéticas não estão prosperando nas sombras, calma, talvez este texto possa te ajudar.

Você pode aumentar sua coleção de folhagem investindo em plantas de interior tolerantes à baixa luminosidade. Muitas espécies de plantas crescem naturalmente em ambientes com pouca luz – como em florestas tropicais – o que pode ser ótimo para espaços onde o sol não chega na sua casa.

Para te ajudar, aqui está uma seleção de nossas plantas de sombra favoritas.

1. Bromélias

As bromélias são plantas lindas e únicas que apresentam flores coloridas e duradouras. Nativas do Brasil, essas plantas normalmente crescem em árvores como epífitas, ou seja, se desenvolvem na superfície de outras plantas para obter umidade e nutrientes da água da chuva e da matéria orgânica.

Por isso, são adaptadas a residir sob a sombra das folhagem, necessitando de pouca luz. Estas plantas deslumbrantes trazem um toque colorido e tropical a qualquer espaço. As bromélias aequimeia, guzmania e zebra produzem flores lindas!

2. Dracenas

As Dracenas variam em tamanho, forma e cor, mas todas têm folhas longas que crescem para cima e para fora a partir de um caule central.

Os caules são robustos e em variedades como a dracena “gold Star” e a dracena-de-madagascar. Elas oferecem um elemento arquitetônico inesperado à folhagem característica da dracena. Conforme as dracenas crescem, elas mantêm sua aparência ereta e se dão bem com luz indireta, tornando-as perfeitas diante de paredes brancas, atrás de móveis ou cantos estreitos.

3. Camedórea-elegante

Esta palmeira compacta de crescimento lento se desenvolve em diversas situações de luz e espaços apertados. Embora ela se dê melhor com luz forte, também se adapta facilmente na sombra. Suas folhas verdes escuras criam uma planta volumosa e exuberante, perfeita para mesas, escrivaninhas e estantes.

Nativa do México e da América Central, essa palmeira requer poucos cuidados e é uma excelente purificadora de ar. Por ser bem adaptável e não demandar tantos cuidados, é uma ótima escolha para escritórios por exemplo.

4. Peperômias

São plantas caseiras incrivelmente fáceis de cuidar, ótimas quem quer começar no mundo da jardinagem! Elas podem parecer e se comportar como suculentas, mas na verdade não são! As plantas peperômias requerem um pouco mais de água e maior umidade do que uma suculenta média.

Nativa das florestas tropicais da América do Sul, elas crescem no sub-bosques frescos da floresta tropical. Variedades compactas e de crescimento lento, como peperômia “ginny” e peperômia melancia são um ótimo complemento para qualquer estante sombreada ou mesa de escritório em casa.

5. Filodendros

Os filodendros são plantas práticas e de crescimento rápido, com padrões que variam de graciosos a extravagantes e densos.

Filodendros como o filodendro-xanadu e filodendro-brasil são bastante tolerantes, resistindo a pouca luz, solo pobre e irrigação inconsistente. É uma excelente planta para dar de presente para quem deseja desfrutar da beleza natural, sem ter que se preocupar muito com o cultivo.

6. Jibóias

Conhecidos por sua facilidade de cuidado e durabilidade, as heras-do-diabo se dão bem com pouca luz, mas prosperam mesmo quando colocados em uma área bem iluminada.

Com suas longas vinhas em cascata, essas belezinhas são ótimas como plantas suspensas e podem até crescer em um hastes ou gradeados. Elas são purificadores de ar vivos, removendo toxinas domésticas comuns, tornando-as uma adição saudável e bonita ao seu espaço.

7. Plantas de oração

Também conhecidas como rezadeiras, ela ganhou seu nome pela forma como as folhas se dobram à noite, parecendo mãos cruzadas em oração. Suas folhas seguem a luz e tornam-se mais compactas à noite, e se abrem com o sol a cada dia. As plantas de oração são nativas de nossas florestas tropicais e são tolerantes a condições de pouca luz.

Variedades como a planta de oração vermelha, com folhas verdes escuras macias e centros emplumados semelhantes a pinturas de veios verdes claros e vermelhos fazem dela uma planta distinta em qualquer lugar da casa.

8. Espada-de-são-jorge

Do gênero Sansevieria, são plantas caracterizadas por suas folhas rígidas, eretas e semelhantes a espadas. Sua natureza arquitetônica as torna uma escolha natural para designs de interiores contemporâneos.

Se você é um pai ou mãe de planta novo ou está simplesmente procurando uma planta de casa de fácil manutenção, a espada-de-são-jorge é a planta para você.

Elas continuam populares devido à sua adaptabilidade a uma ampla gama de condições de cultivo. Podem suportar pleno sol e lidar com pouca luz – embora se deem melhor sob luz solar indireta. E como são nativas dos desertos áridos da África Ocidental, elas não precisam de muita água, especialmente no inverno.

9. Samambaias

As samambaias são nativas de quase todos os cantos do globo, mas são particularmente abundantes em áreas de alta umidade, como os solos de uma floresta tropical. Elas raramente são encontradas em climas frios e secos.

As samambaias aparecem em uma variedade de formas, desde a delicada samambaia da espada até a mais estruturada samambaia-ninho-de-passarinho. Elas prosperam em áreas da casa com pouca luz e maior umidade, como um banheiro ou cozinha.

10. Plantas zz 

As plantas zz ou zamioculcas são resistentes, o que as torna perfeitas para pais de planta ausentes. Nativas da África Oriental, elas são capazes de sobreviver por meses sem água e crescem bem em qualquer luz, exceto sol direto.

As plantas zz são graciosas com hastes em forma de bastão que se estreitam em uma ponta. Ao longo dos caules encontram-se folhas carnudas, ovais e brilhantes. Essas plantas se dão melhor quando são praticamente ignoradas. Se você está procurando uma planta independente e que se destaque, achou!

11. Calatéias

Conhecidas por seus padrões ousados, as folhas da maioria das variedades de calatéias dobram-se ligeiramente durante a noite, revelando a parte inferior que muitas vezes é colorida. A maioria das calatéias é considerada relativamente fácil de cuidar, mas elas gostam de um ambiente com maior umidade (como uma cozinha ou banheiro) e precisam de um solo sempre úmido.

Fonte: