Com assentos fixos em paredes perpendiculares, que formam um canto, essa é uma solução que otimiza o uso do espaço. E recebeu esse nome porque é originário de bares e restaurantes alemães.
No lugar das cadeiras, o projeto pode usar bancos ou pequenos sofás com encosto. Mas eles devem ser sempre fixos nas paredes. Do lado oposto, podemos colocar cadeiras para complementar o espaço.
COMO CRIAR UM CANTO ALEMÃO?
Antes uma solução usada em espaços comerciais, o canto alemão ganha cada vez mais espaço em projetos de apartamentos pequenos.
Para projetar um canto alemão, primeiro leve em conta o espaço disponível. Dessa forma, defina o tamanho da mesa. Depois, escolha a composição com bancos, sofás ou cadeiras. Assim, o sofá ou banco devem ser colocados formando um “L”, aproveitando o canto de duas paredes.
Se optar por bancos de marcenaria, não deixe de usar almofadas no assento e no encosto. Mas leve em conta a altura e profundidade dessas almofadas, de forma que a altura do assento e distância do encosto fiquem adequadas à mesa.
Como as mesas de refeição têm altura de 75cm, os assentos, já considerando as almofadas, devem ter, no máximo, 45cm de altura. O mesmo vale para a profundidade do banco. O espaço livre, para dar conforto a hora da refeição, dever ter entre 40 e 45cm. Prefira tecidos de alta performance ou impermeabilizados para revestir os bancos ou sofás. Dessa forma, a limpeza fica mais fácil e prática.
Para complementar a decoração, aposte em pendentes sobre a mesa, seguindo o estilo escolhido para o seu projeto.