NOTÍCIAS

Viva cercado pela natureza

Viva cercado pela natureza

Ter plantas em casa é comum entre pessoas que associam o verde ao bem-estar. Mas e quando não há tempo ou talento para cuidar delas? Especialistas dão dicas para quem quer ter a sensação de estar cercado pela natureza nessas situações.

Para os que contam com vegetação no entorno de casa, uma recomendação é posicionar espelhos de forma estratégica, a fim de refletir o verde no interior do imóvel, assim como investir em aberturas e vidros, destaca a arquiteta Manuela Santos, do escritório homônimo. Outra sugestão é usar papéis de parede com paisagens, folhagens e estampas botânicas.

— Quando eu penso em trazer o verde para dentro de casa, não é exatamente pela cor em si, mas pela sensação de bem-estar que a natureza proporciona. Então, se cultivar plantas não é possível, outros recursos são a utilização de elementos naturais para o ambiente ficar mais aconchegante, como linho nas roupas de cama e nas almofadas do sofá, sisal nos tapetes, bambu no teto e palha, além do investimento em tons claros— explica. — Sala de estar, onde se passa bastante tempo, e quarto, que costuma ser o refúgio, devem ser prioridades nesse sentido.

A arquiteta Bianca Rubim, da Stilo Arquitetura, diz que uma alternativa é trabalhar as cores das paredes, com um degradê de tons que remetam ao verde, a fim de proporcionar sensação de frescor.

— Esse artifício, combinado com um ambiente com a maior incidência de luz natural possível, pode ajudar a dar uma atmosfera de tranquilidade — pontua. — O conceito urban jungle (floresta urbana), caracterizado por muitas plantas dentro de casa em várias tonalidades de verde, caiu no gosto das pessoas. Foi um dos assuntos da área mais buscados em 2022. Para quem não teve sucesso nesse modelo, é bom saber que há opções.

Outra solução indicada por Bianca são as plantas preservadas, que se destacam pela praticidade.

— São plantas que passam por um processo de desidratação e de pintura e não precisam ser regadas. Elas não são vivas, mas têm um aspecto natural, porque foram plantas de verdade um dia. A manutenção delas envolve, basicamente, espanar para tirar o pó. Sua durabilidade também é boa, varia de cinco a dez anos. Mas não é um produto barato, porque exige uma mão de obra especializada — esclarece.

Uma das clientes de Manuela é a dermatologista Maria Luiza Chiganer, moradora de um condomínio na Barra, onde a arquiteta investiu em papéis de parede com vegetação e borboletas no banheiro, tapetes de fibras naturais na sala e na varanda, ampla abertura integrando a sala e a varanda, linho nos estofados, iluminação com luz quente, detalhes em madeira natural e plantas preservadas.

— Sempre busquei para o meu lar uma arquitetura que trouxesse tranquilidade e aconchego — conta a médica. —Esses tapetes mais naturais aquecem o ambiente. Fiquei satisfeita com os tons, que se aproximam da paisagem e das árvores que enxergo da janela. E, como não tenho tempo de cuidar de plantas, essas com durabilidade maior foram ótima solução. Já o lavabo todo de folhagem me leva para um lugar de leveza.

Fonte