NOTÍCIAS

4 cidades flutuantes que podem surgir no futuro

As cidades flutuantes são assentamentos construídos para se manterem suspensos sobre corpos de água, como oceanos, lagos ou rios. Em um contexto de crise climática e de contínua expansão urbana, a busca por novos recursos e estratégias sustentáveis aumenta no mundo. Esses projetos são uma resposta criativa e inovadora para solucionar os desafios urbanos e ambientais.

O conceito de habitar o mar é uma ideia que atravessa diversos séculos, principalmente por conta do Mito de Atlântida de Platão, que falava sobre a cidade perdida ter sido uma grande potência marítima e comercial que estabeleceu impérios e conquistas. Entretanto, a ideia de viver em simbiose com o oceano sempre foi algo distante, mas as tecnologias contemporâneas aproximam essa possibilidade.

E com planos futuros, alguns lugares, como Maldivas, Dubai, Arábia Saudita e Reino Unido projetam cidades flutuantes de diferentes tamanhos e formatos. Confira construções que podem surgir no futuro:

Dubai Reefs

O Dubai Reefs será o maior recife artificial do mundo, desenvolvido pelo escritório de arquitetura URB. Seu maior objetivo é construir uma comunidade flutuante dedicada à pesquisa e regeneração marinha. Entretanto, a construção de Dubai também tem planos de ecoturismo e de inserir instalações residenciais, de pesquisa, hoteleiras, comerciais e educacionais.

Cidade flutuante em Maldivas

No coração do arquipélago de 1.190 ilhas baixas está o novo projeto de cidade sustentável. Maldivas é uma das nações mais vulneráveis às mudanças climáticas, exatamente por conta de suas baixas altitudes. Uma preocupação que ronda as ilhas do Oceano Pacífico é a possível elevação do nível do mar até o final do século, com a possibilidade de submergir quase todo o país. Por isso, as cidades flutuantes seriam uma ótima solução.

Oxagon

Em Neom, na Arábia Saudita, uma nova cidade flutuante nomeada de Oxagon é a aposta para o futuro. A construção será projetada para aproveitar o transporte marítimo através do Canal de Suez.

Floating City

No Reino Unido, as cidades flutuantes também se popularizaram. A Floating City é uma plataforma funcional alimentada inteiramente por energia renovável e foi projetada pelo escritório Luca Curci Architects juntamente com o designer Tim Fu. O modelo apresenta plataformas funcionais inteiramente conectadas.

Fonte