As cidades flutuantes são assentamentos construídos para se manterem suspensos sobre corpos de água, como oceanos, lagos ou rios. Em um contexto de crise climática e de contínua expansão urbana, a busca por novos recursos e estratégias sustentáveis aumenta no mundo. Esses projetos são uma resposta criativa e inovadora para solucionar os desafios urbanos e ambientais.
O conceito de habitar o mar é uma ideia que atravessa diversos séculos, principalmente por conta do Mito de Atlântida de Platão, que falava sobre a cidade perdida ter sido uma grande potência marítima e comercial que estabeleceu impérios e conquistas. Entretanto, a ideia de viver em simbiose com o oceano sempre foi algo distante, mas as tecnologias contemporâneas aproximam essa possibilidade.
E com planos futuros, alguns lugares, como Maldivas, Dubai, Arábia Saudita e Reino Unido projetam cidades flutuantes de diferentes tamanhos e formatos. Confira construções que podem surgir no futuro:
Dubai Reefs
O Dubai Reefs será o maior recife artificial do mundo, desenvolvido pelo escritório de arquitetura URB. Seu maior objetivo é construir uma comunidade flutuante dedicada à pesquisa e regeneração marinha. Entretanto, a construção de Dubai também tem planos de ecoturismo e de inserir instalações residenciais, de pesquisa, hoteleiras, comerciais e educacionais.
Cidade flutuante em Maldivas
No coração do arquipélago de 1.190 ilhas baixas está o novo projeto de cidade sustentável. Maldivas é uma das nações mais vulneráveis às mudanças climáticas, exatamente por conta de suas baixas altitudes. Uma preocupação que ronda as ilhas do Oceano Pacífico é a possível elevação do nível do mar até o final do século, com a possibilidade de submergir quase todo o país. Por isso, as cidades flutuantes seriam uma ótima solução.
Oxagon
Em Neom, na Arábia Saudita, uma nova cidade flutuante nomeada de Oxagon é a aposta para o futuro. A construção será projetada para aproveitar o transporte marítimo através do Canal de Suez.
Floating City
No Reino Unido, as cidades flutuantes também se popularizaram. A Floating City é uma plataforma funcional alimentada inteiramente por energia renovável e foi projetada pelo escritório Luca Curci Architects juntamente com o designer Tim Fu. O modelo apresenta plataformas funcionais inteiramente conectadas.