NOTÍCIAS

Quais são as principais etapas de um projeto de arquitetura?

Um projeto arquitetônico bem aplicado é um investimento que valoriza ainda mais um imóvel. Há quem acredite que fazer construções e reformas é algo simples, mas há muitos fatores que devem ser levados em consideração. Seguir as etapas de um projeto de arquitetura é importante para assegurar a qualidade. Assim, com base nas informações levantadas, é feito todo o planejamento.

A personalização do projeto de acordo com os gostos e desejos do cliente é um dos pontos de partida. Com uma casa de luxo feita sob medida, o profissional planeja as etapas até chegar a finalização. Da definição dos objetivos e levantamento de dados à execução, o projeto precisa estar detalhado em fases.

Por isso, acompanhe quais são as principais etapas do projeto até que ele fique pronto:

Levantamento

Os primeiros contatos entre o arquiteto e o cliente são para compreender o que precisará ser feito. No levantamento, os objetivos são traçados pensando nas necessidades dos futuros moradores do imóvel. Dessa maneira, são organizados o orçamento e a escolha de como será o projeto.

O cronograma de obras com o que será realizado em cada período é fundamental para não atrasar a entrega. Por isso, tudo é estudado na viabilidade do projeto, levando em conta as solicitações do cliente e pensando se em algum momento precisará de alterações.

Estudo preliminar

Após ouvir e entender as necessidades do cliente os primeiros esboços começam a tomar forma. Assim, a primeira proposta é feita mostrando os layouts e as especificidades, como as soluções adotadas. São mostradas as plantas e é comum o uso de realidade virtual, 3D e outras ferramentas.

Nesse momento, com o terreno também a ser estudado se inicia o processo legalização da obra de acordo com o Plano Diretor do Município. Na proposta constam os detalhes para garantir o conforto ambiental, tecnológico e os melhores materiais para ter custo-benefício.

Anteprojeto

Com o estudo preliminar pronto, começam os detalhamentos sobre os componentes que serão utilizados. Entre eles estão as instalações e acabamentos, bem como as plantas baixas e a fachada do imóvel. É no anteprojeto também que são desenvolvidos os projetos complementares de hidráulica, o elétrico e a parte estrutural.

Essa é a última etapa antes do fechamento para iniciar a construção, em que ainda é possível fazer mudanças. Depois disso, começam a compatibilização e a integração das partes funcionais e harmônicas. No entanto, as obras só iniciam quando o cliente aprovar todo o projeto.

Projeto executivo

Passadas as etapas anteriores, chega-se ao projeto executivo, que é uma das partes mais minuciosas. É nele que estão todas as informações mais técnicas, com todos os detalhes possíveis. É ele que vai ser o guia dos trabalhadores no canteiro de obras. Nele constam detalhes como:

  • Esquadrias;
  • Metais e louças;
  • Pisos;
  • Pontos hidráulicos;
  • Pontos elétricos;

Os desenhos e memoriais precisam estar com o máximo de detalhes para não haver problemas durante a execução. Isso é fundamental para que a obra siga sem que o arquiteto esteja presente o tempo inteiro.

As etapas de um projeto de arquitetura são essenciais para garantir a segurança e conforto. Sem ele, provavelmente haverá problemas futuros. Um bom projeto de luxo segue todas as normas e é feito especialmente para cada cliente, otimizando o investimento de tempo e dinheiro em um imóvel único e exclusivo.

Fonte: