NOTÍCIAS

O que é o Orientalismo?

Como movimento e campo de estudo, o Orientalismo foi uma temática artística e cultural dos séculos XVIII ao XX na Europa. Mas após ganhar particularidades institucionais, o seu marco histórico começa em 1810 e termina em 1890.

Embora existam exemplos de antes do século XIX, o Orientalismo se refere à forma ocidental (especialmente de ingleses e franceses) de reproduzir cenas, cenários e motivos do Oriente, principalmente pintura, arquitetura e outras manifestações de arte naquela época.

Como o Orientalismo impactou a arquitetura

Na arquitetura, o que mais se destaca é o estilo revivalista neoislâmico de construção, que seguia a mesma característica do movimento — imitar aspectos de diferentes tradições arquitetônicas como a árabe e a otomana. Nesse caso, o objetivo era recriar o antigo estilo islâmico na Europa.

Alguns elementos comuns são os arcos, padrões geométricos, as “mesquitas” e os azulejos azuis. Muitas sinagogas seguiam esse estilo porque, na época, acreditava-se que a dominação islâmica na Península Ibérica durante a Idade Média correspondeu à era de ouro do judaísmo.

Portanto, é fácil encontrar casas e apartamentos com:

  • Tapetes, almofadas e quadros mais coloridos, contrastando com pisos e paredes claras;
  • Janelas e portas de vidro (o sol atravessa o material e aquece o ambiente);
  • Móveis multifuncionais (que deixam a residência mais minimalista);
  • Mistura de cores neutras, estilos básicos e materiais;
  • Muita madeira, couro e vidro.

Fonte: