NOTÍCIAS

Tons fechados ganham destaque no mobiliário

Em contrapartida ao uso de tons pastel, os tons fechados e escuros têm ganhado força nos projetos de decoração. Nesta onda, destacam-se cores como azul índigo, azul petróleo, berinjela, marsala, laranja abóbora, mostarda e ocre.

Tons fechados e cores escuras evocam sensações relacionadas à sobriedade. O preto clássico tende a ser associado com elegância e força, o cinza à solidez e à neutralidade, o marrom à sofisticação, e o violeta à nobreza.

Elas podem ser combinadas entre si como cores análogas ou complementares.

Cores primárias são as apostas do designers

Mas nem tudo é sobre tons fechados. Outra aposta entre os profissionais da decoração tem sido as cores primárias e a estética De Stijl e Bauhaus.

De Stijl se trata de um movimento holandês do ano de 1917 seguido por artistas e arquitetos que propunha formas geométricas abstratas, ascetismo da forma de representação na arte e na arquitetura, e purismo limitado pela funcionalidade.

Enquanto isso, a Bauhaus foi uma escola de arte vanguardista da Alemanha que buscava um design de formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto.

Os dois movimentos são muito parecidos e valorizavam o uso de cores primárias: vermelho, amarelo e azul, que não são produzidas a partir de outros pigmentos.

Na decoração, elas podem ser poderosas e transformar por inteiro um ambiente, antes sem vida, em um espaço mais jovem, energético e despojado.

Fonte