NOTÍCIAS

Beleza e bem-estar nos vidros refletivos

Beleza e bem-estar nos vidros refletivos

Os vidros refletivos ou espelhados proporcionam às edificações uma visibilidade que remete a grandes e belos prédios ou simplesmente, a detalhes que, ao refletir a paisagem externa, fazem a diferença, especialmente nas fachadas.

Ele é utilizado não somente pela beleza que confere à edificação, mas também pela vantagem de reduzir consideravelmente o calor no interior dos ambientes, por refletir os raios solares ao invés de absorvê-los.

Os vidros espelhados são feitos a partir de um vidro ‘float’, que recebe em uma de suas faces uma camada metalizada. Conheça os 3 tipos:

Vidro laminado, insulado e temperado.

A vantagem dos vidros laminados é que, além de aumentar a resistência, a película plástica de PVB também tem a função de filtrar em 99,6% os raios ultravioletas. Os laminados também proporcionam uma redução de ruídos, por meio do amortecimento das vibrações sonoras, por causa da camada de PVB.

O vidro insulado pode ter duas ou mais peças de vidro coladas a um perfil de alumínio duplamente vedado. Esse vidro também ajuda a reduzir os ruídos no ambiente, além de bloquear o calor e aproveitar melhor a luz natural. Outra vantagem do vidro insulado é que ele tem um sistema hidrossecante, que garante que o vidro não fique embaçado.

Por último, o vidro temperado é altamente resistente, sendo cinco vezes mais forte do que um vidro comum. No entanto, é importante ficar atento, pois depois de temperado, o material não pode ser cortado, furado ou partido. Caso isso ocorra, a peça toda pode se estilhaçar. Além da resistência, o vidro temperado proporciona uma iluminação natural ao ambiente, o que possibilita economia no consumo de energia.

Privacidade e beleza, mas com responsabilidade

Este tipo de vidro proporciona maior privacidade nos ambientes, já que reflete o lado externo, não permitindo visualizar a parte interna. Diminui em 80% da passagem de calor para o ambiente. Tem design moderno e é aplicado em fachadas de edifícios, criando ilusões visuais que trazem beleza ao prédio.

Quem aplica o vidro refletivo deve ter atenção aos pássaros que batem neste tipo de fachada por causa do reflexo que causa. Segundo fabricantes, esse problema pode ser contornado com uma instalação de insulfilm para escurecer o vidro e assim, diminuir o reflexo.

Ou ainda, podem ser aplicadas lâminas de cobertura UV, que são invisíveis aos olhos humanos, mas visíveis às aves, prevenindo assim, possíveis colisões.

A aplicação desse material pode ser feita em coberturas, portas, janelas, sacadas e fachadas de edifícios, tanto comerciais quanto residenciais.

Fonte