NOTÍCIAS

Estilo Escandinavo: a tendência que vem encantando ambientes

Para ter um ambiente minimalista que proporciona conforto e elegância, além de transformar o lar em um verdadeiro ninho, a escolha certa para a decoração é o estilo escandinavo.

A princípio, a Escandinávia é uma região ao norte da Europa, local onde ficam os países nórdicos como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. Contudo, o clima frio colaborou para uma cultura típica regional, onde os moradores da região transformaram suas casas em ninhos de muito aconchego para morar e receber os amigos.

O melhor de tudo é que esse estilo tem marcado presença em várias residências brasileiras, sendo sinônimo de luxo e exclusividade.

O que é uma decoração escandinava?

É uma decoração que cria um ambiente confortável, bonito e aconchegante. É um estilo muito atrativo devido ao minimalismo aliado à funcionalidade.

Contudo, no norte da Europa, onde o inverno é muito rigoroso e a luz do sol não costuma aparecer mais do que sete horas, a população da Escandinávia passa mais tempo dentro de casa, investindo na decoração e no bem-estar da família. Assim, os moradores dessa região prezam por levar uma vida descomplicada, adotando ao máximo a simplicidade e conforto acima de tudo.

Como resultado, a essência da simplicidade arraigada nas pessoas, transformou ao longo dos anos, o estilo escandinavo em uma referência mundial de decoração e estilo de vida. Por causa disso, nasceram diversas lojas especializadas de decoração escandinava espalhadas pelo mundo.

Conheça algumas tendências desse estilo: poucos móveis e muito conforto; móveis com linhas retas e visual envolvente; conceito minimalista e aproveitamento da luz natural;

O estilo escandinavo em casa

Antes de mais nada, a decoração escandinava, conta com elementos da decoração contemporânea e rústica ao mesmo tempo. Resumidamente, o estilo escandinavo tem como objetivo criar uma atmosfera calorosa e envolvente, carregando o seu minimalismo aliado à funcionalidade.

1. Paleta de cores

Geralmente, devido ao inverno rigoroso e à pouca incidência de luz solar da região da Escandinávia, o estilo escandinavo possui uma paleta de cores neutras, sobretudo a cor branca. Seja como for, a utilização das cores mais claras e clássicas ajudam a iluminar os ambientes, além de proporcionar a leveza e o aconchego.

Entretanto, para gerar um contraste na predominância da cor branca nas paredes e móveis, os elementos decorativos ganham cores, mas sempre as neutras e clássicas, como o cinza e o nude, e até as candy colors.

2. Sala de estar escandinava

Vale a pena investir no uso de sofás confortáveis com linhas retas, utilização de mantas e colchas em tecidos naturais como algodão e linho, almofadas e tapetes que completam o ambiente com conforto e estilo.

Além disso, para dar mais cor e um toque de personalidade ao espaço, a dica é dedicar um espaço para quadros e plantas que dão o toque de charme escandinavo ao ambiente. Em outras palavras, use e abuse do conceito minimalista de ter somente o essencial e uma decoração mais clean, além do conceito da beleza no imperfeito.

3. Cozinha escandinava

Antes de mais nada, a cozinha escandinava é a opção certeira para quem procura ter uma decoração mais moderna e clean. Além disso, é a alternativa ideal para ampliar o espaço da cozinha, sem perder o conforto e aconchego característico do ambiente.

Contudo, você pode criar uma cozinha minimalista, trazendo novamente o encontro entre os elementos modernos e tradicionais. Sobretudo, para deixar sua cozinha escandinava acolhedora, utilize detalhes e elementos de madeira que deixarão o ambiente mais caloroso.

Entretanto, é importante frisar que os detalhes que fazem toda diferença na decoração escandinava em qualquer ambiente. Então, para as cozinhas, os pendentes metálicos, banquetas e objetos decorativos em metal e madeira vão dar o toque especial que o espaço merece.

Em resumo, o estilo escandinavo tem o toque de elegância em meio a simplicidade. E, agora que você já conhece um pouco mais sobre essa tendência, vai ser muito mais fácil de implementar nos ambientes de sua casa.

Fonte: