NOTÍCIAS

Decoração afetiva e o que ela representa em um lar

A nossa casa é o abrigo das nossas vivências, das memórias, histórias e de tudo o que experimentamos ao lado de pessoas especiais. E é justamente sobre isso que trata a decoração afetiva.

Em meio à pandemia, quando passamos a ficar mais tempo em casa, notamos a importância do lar como refúgio e santuário. E decorações que tragam esse sentimento de pertencimento tornaram-se tendência.

O que é uma decoração afetiva?

A decoração afetiva é um mix de cores, objetos e estampas que ajudam a trazer boas memórias e uma sensação de pertencimento. É aquela que busca resgatar e reafirmar nossas memórias e nosso jeito de ser.

Durante a nossa vida, colecionamos objetos, cheiros, detalhes e lembranças que nos fazem ser quem somos. E todos esses itens podem estar presentes na decoração da sua casa, tornando o lar um verdadeiro refúgio e um reflexo de quem você é.

Mais do que apenas objetos e móveis de família, a decoração afetiva busca trazer para o espaço cores, cheiros e sensações que nos fazem recordar de determinados momentos ou que trazem um sentimento especial para a nossa casa. É algo muito mais sensorial do que objetivo.

Por que investir na decoração afetiva?

A decoração afetiva é uma tendência. Mais do que um estilo decorativo, é uma maneira de transformar a sua casa em um lugar ainda mais aconchegante, no qual você possa sentir amor, carinho, acolhimento e segurança.

É uma maneira de conectar toda a família com aquele ambiente, trazendo memórias e despertando boas sensações em todos. Então, mais do que usar itens caros e refinados, a intenção é pensar em bons materiais, mas que tenham relação com a personalidade e possam traduzir a história de cada morador.

Dessa forma, o seu lar se torna um lugar único no mundo – para o qual é ainda mais gostoso retornar e permanecer. Justamente por esses pontos, a decoração com afeto não tem regras rígidas. A ideia é decorar com itens pessoais que tenham significado para você, despertando sensações e compondo um ambiente único.

Como decorar com afetividade?

1. Defina a personalidade do ambiente (a partir da personalidade dos moradores)

Antes de começar a pensar em cores, estilos e objetos, é importante refletir sobre quais sensações você deseja trazer aos espaços. Escolha algumas peças-chave que ajudem a refletir melhor a personalidade e as memórias dos moradores.

São muitos os pontos que podem compor a decoração afetiva, como uma estampa que lembre a sua infância ou um lugar que você viveu. Também valem referências ao seu país ou região de origem, que tragam estampas da fauna e flora brasileira, por exemplo.

2. Use móveis antigos e objetos de família

Se você tiver algum móvel ou objeto de família, que passa de geração em geração, que tal incluir essa peça como ponto de destaque da sua decoração? Dependendo do estado do móvel, é possível investir em pequenos reparos ou uma restauração, trocando o estofado, os puxadores, com uma nova pintura e outros pequenos detalhes.

Tente deixar esse item como ponto focal do ambiente, compondo o restante da decoração ao redor dele. Para combinar móveis antigos e contemporâneos no mesmo espaço, procure alguma harmonia entre eles – como uma cor que se repete ou um material em comum, por exemplo a madeira.

Utilizar um móvel ou objeto de família é uma ótima maneira de trazer mais personalidade à sua decoração, assim como brincar com estampas e texturas diferenciadas.

3. Aposte em fotografias

As fotografias são ótimas para nos trazer uma série de lembranças e ficam incríveis decorando as paredes de casa. Você pode selecionar as melhores e emoldurá-las para criar um pequeno detalhe em uma parede, compondo com quadros, gravuras e peças artesanais.

Como você viu, com alguns pequenos detalhes, é possível transformar a sua decoração, tornando-a mais afetiva e fazendo com que você se lembre de ótimos momentos e também reafirme suas raízes, transformando a casa em um verdadeiro refúgio de boas sensações.

Gostou de conhecer mais sobre a decoração afetiva? Então, que tal trazê-la para dentro do seu lar?

Fonte: