NOTÍCIAS

Shenzhen, a cidade chinesa com mais arranha-céus do mundo

Se ao pensar em arranha-céus você pensa em Nova York, está na hora de mudar o olhar para a China, o país com maior número de arranha-céus do mundo, e especialmente para Shenzhen, que lidera o número dessas construções no país. A cidade, que era uma pequena vila de pescadores há 40 anos e que hoje é um dos maiores polos tecnológicos do mundo, é também a que mais constrói arranha-céus, ano a ano.

A cidade só não superou ainda a altura do Burj Khalifa, a torre de Dubai que mantêm o título do maior edifício do mundo. Com 11 arranha-céus de mais de 200 metros de altura em 2016, só em Shenzhen, a China ultrapassou de longe os Estados Unidos, levantou sete prédios desse nível no ano passado.

A obsessão da China por arranha-céus começou em 1980, quando o líder reformista Deng Xiaoping, converteu a área em que está Shenzhen, uma faixa de terra agrícola ao longo da fronteira de Hong Kong, em uma Zona Económica Especial, o principal mecanismo de abertura da economia chinesa, desde a Revolução Comunista de 1949.

A cidade, lar de grandes empresas como a Tencent, que construiu dois desses arranha-céus, tem 49 prédios com mais 200 metros, onze concluídos no ano passado (Chongqing e Guangzhou ficaram em segundo lugar, com seis cada), e outros 48 em construção, segundo o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH). Shenzhen já tem 101 edifícios com mais de 150 metros de altura (mais 58 em construção) e 6 com mais de 300 metros (mais 14 em construção).

Conheça alguns dos arranha-céus mais impressionantes de Shenzhen:

Ping An Finance Centre

Com 599 metros de altura é o quarto edifício mais alto do mundo e o primeiro em Shenzhen. Localizado entre as montanhas e a fronteira com Hong Kong. Foi projetado pelo escritório KPF, dos EUA e é propriedade da companhia de seguros chinesa Ping An.

Qianhai Financial Center

Em construção, o Qianhai é um dos centros de negócios mais novos de Shenzhen, localizado na zona oeste da cidade. Tem um projeto ambientalmente sustentável.

Noble Tower

Com 193 metros de altura, foi terminado em 2005, e está estrategicamente localizado na Área Empresarial da cidade.

Kingkey 100

Com 442 metros de altura, foi o maior arranha-céus de Shenzhen até a construção da Ping An Financial Center. O Kingkey 100 está localizado na parte mais antiga da cidade. Foi projetado pelo estúdio Terry Farrell & Partners para receber escritórios financeiros.

Fonte: