NOTÍCIAS

4 instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade

A Teoria da Relatividade de Einstein nos apresenta ao conceito de que o tempo, tal como o conhecemos, não é tão estável e confiável como aparenta ser. Essa noção desafiadora coloca em xeque a própria essência do tempo, que sempre serviu como uma referência crucial ao longo da história da humanidade.

A falibilidade do tempo é uma perspectiva intrigante, pois quinze minutos podem parecer uma eternidade quando estamos esperando em uma fila, enquanto que os trezentos mil anos de história humana parecem se resumir a meros instantes na escala de vida da Terra.

Por isso, ao falarmos sobre “salvar o planeta”, falamos na verdade de desacelerar e reverter a crise climática, na verdade estamos buscando prolongar nossa própria existência nele, por reconhecermos que, independentemente de nossos esforços, nosso planeta continuará seu curso no Sistema Solar por bilhões de anos.

É importante compreender que a humanidade em si é apenas uma instalação temporária.

Continue lendo e conheça quatro instalações que exemplificam nossa relação com o tempo e o seu impacto em nossas vidas na Terra.

1 – Home Memories Installation / balbek bureau

As estações na Antártica desempenham um papel fundamental na realização de pesquisas científicas, não apenas sobre a história do nosso planeta, mas também sobre o futuro, investigando as mudanças climáticas na região. No entanto, a vida no isolamento de um acampamento de pesquisa polar pode ser desafiadora. Para melhorar o bem-estar dos habitantes da base ucraniana Vernadsky, os arquitetos do balbek bureau, com sede em Kiev, realizaram uma transformação impressionante. Eles converteram um tanque de combustível obsoleto em uma instalação que proporciona o conforto visual de uma casa.

2 – Falling Hours / BIAD

Na praia de Aranya, a instalação Falling Hours convida os participantes a celebrarem a véspera de Ano Novo despejando areia coletada ao redor em um funil, equilibrado sobre uma estrutura circular de gelo.

À medida que a meia-noite se aproxima, marcando um momento simbólico de renovação, o grupo abre coletivamente a ampulheta, permitindo que a areia coletada flua para o espaço. Em seguida, eles escrevem suas esperanças e sonhos para o próximo ano na membrana acima.

Essa representação simbólica reflete a existência humana como um todo. A maior parte da estrutura, gradualmente, retorna ao seu estado original.

Conforme o tempo passa, explicam os arquitetos do BIAD, a areia volta à praia, o gelo derrete no oceano e, por fim, apenas uma membrana permanece para documentar as memórias do Ano Novo de Aranya 2023.

3 – Caminho do Sol, Rajab to Shawwal 1444 / Civil Architecture

Os relógios de sol continuam sendo uma das representações mais precisas do tempo que possuímos, sendo determinados exclusivamente pela posição do sol, em vez de uma estimativa convencional baseada em um dia de 24 horas ou um calendário de 365/6 dias.

Essa precisão é destacada pelo Caminho do Sol, uma impressionante instalação da Civil Architecture. Com uma enorme cobertura de 2400 metros quadrados e aberturas cuidadosamente posicionadas, ele atua como um relógio de sol invertido.

O raio de sol resultante atravessa linhas no chão que correspondem a horas, meses e estações, além de objetos escultóricos que representam momentos significativos da história islâmica, como explicado pelos arquitetos responsáveis pelo conceito.

Nossa percepção do movimento do sol e da cor do céu nos fornece uma indicação geral do horário, em contraste com a noção abstrata de tempo criada pelos relógios digitais. Essa instalação ressalta a passagem do tempo e a falta de controle que a humanidade tem sobre ele, oferecendo uma conexão mais profunda com os ritmos naturais e celestiais que nos cercam.

4 – Greenstation / locallll

Com o tempo médio necessário para carregar as baterias de carros elétricos em torno de 30 minutos, mesmo em uma carga rápida, os motoristas em pausa precisam de algo para ocupar suas mentes além de ficar olhando para o medidor e se perguntando se devem pegar um chocolate.

Embora muitos apreciem a oportunidade de esticar as pernas e usar uma parada confortável para esvaziar o tanque, as estações de serviço modernas muitas vezes se assemelham a shoppings, com pontos de venda de comida, assentos confortáveis e Wi-Fi gratuito, tornando a espera mais agradável. No entanto, será que a pavimentação excessiva não vai contra os princípios ambientais?

Reduzir o tempo de carregamento certamente aceleraria a transição para um transporte livre de emissões. No entanto, enquanto aguardamos o avanço da tecnologia, podemos começar a mudar nossa mentalidade. As estações de carregamento EV do conceito Greenstation, da Noruega, oferecem entre 2 e 24 pontos de carregamento, cobertos por vegetação ou painéis solares que se integram à paisagem local.

Além disso, essas estações podem fornecer um “mapa digital que mostra caminhadas locais e pontos de interesse a uma distância de um minuto de caminhada”, juntamente com outras comodidades locais e de baixo custo, conforme explicado pelos arquitetos do escritório locallll.

Ao abraçar essa abordagem, estamos não apenas priorizando a sustentabilidade, mas também promovendo uma conexão mais harmoniosa entre infraestrutura e meio ambiente.

 

Fonte